sexta-feira, 15 de maio de 2015

É o Amor que Sustenta o Relacionamento

Esta frase tem circulado na Internet, e acredito que a mesma carece de lógica (logos = razão).
Penso que a frase correta deveria ser: O AMOR SUSTENTA O  RELACIONAMENTO E O TAMBÉM O MODO DE SE RELACIONAR.
Se o amor (que é união, paz, harmonia, cooperação) não sustentar o relacionamento e o modo de se relacionar, então o que os sustentam?  Se for um amor egoístico ou fracionado pela condição humana, a frase deve ser reconstruída, e que teria outro sentido.
Por outro lado, se no lugar da palavra AMOR fosse colocada a palavra PAIXÃO, aí sim a frase ficaria justificada, porque a paixão é um sentimento reflexo do amor que flui das faculdades psíquicas de afetividade e sexualidade, e tende a oscilar sua energia com a  convivência, porque se apoia nos aspectos da materialidade.
Aliás, a palavra relacionamento é inapropriada, o certo seria CONVIVÊNCIA. Relacionamento vem de RELACIONAR =  CONSTAR, REGISTRAR, mas com a degeneração da semântica tomou o sentido de convivência.
Então o melhor seria: O AMOR SUSTENTA A CONVIVÊNCIA E O MODO DE CONVIVER.
Por isto o Mestre através do Paráclito deu a fórmula para resolver todos os problemas de convivência e dos modos de conviver: "Amai-vos uns aos outro como Eu vos amei", que é a Alma da Quarta Revelação, o Centro de harmonia de todos os conceitos e atividades.
Ruy Lima da Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário