terça-feira, 28 de junho de 2016

Três Graus de Religiosidade

Numa síntese conceitual creio que a Cristandade pode distinguir três graus de religiosidade atualmente no mundo:

1 - A religiosidade fundamentada no medo;
2 - A religiosidade fundamentada nos sentimentos sociais;
3 - A religiosidade cósmica.

"A primeira é a religião dos primitivos, que veem o Ser Supremo como Juiz Severo que condena e julga, como um Deus que se revela nos aterradores fenômenos da natureza, por meio da fome, da dor, da morte...  Daí nascem tabus e superstições, e a noção de mistério e do mágico. Naturalmente, há muitas nuanças e graus intermediários e uma lenta evolução entre um nível e outro de religiosidade, pois a religiosidade fundamentada no medo não é típica apenas dos povos selvagens, mas encontra-se entre os homens ditos "civilizados", em formas mais ou menos conscientes e evidentes.
A segunda forma de religiosidade revela-se pouco a pouco, quando o homem começa a perceber Deus com um Pai, do qual todos os homens são filhos. Nasce assim, gradativamente, um sentimento social, um início  do sentimento de irmandade, que é o aspecto positivo dessa religiosidade. Por outro lado, um aspecto imaturo revela-se na necessidade de projetar uma figura paterna sobre o ser Superior, que assuma para si todas as dificuldades, responsabilidades e medos. O homem recusa-se a crescer e prefere manter-se infantil, baseando-se em alguma coisa que está fora dele mesmo.
A terceira forma, por fim, a religiosidade cósmica revela a capacidade do homem de conceber uma Entidade Universal, abstrata, despojada do aspecto antropomórfico, mas nem por isso menos real e próxima. Aliás, é justamente quando o homem se liberta das suas projeções, dos seus medos, de sua imaturidade, que reduzem Deus, e começa a intuir a essência universal, absoluta e cósmica desta Realidade, que pode perceber a presença da Divindade dentro de si mesmo. É o momento da verdadeira religiosidade, do brotar do autêntico sentimento religioso inato no homem que, fundamenta-se na unidade de essência da Alma humana e da Divindade."
Por esta ultima razão é que veio vigorar neste final de ciclo a Religião do Novo Mandamento do Chefe Planetário Jesus, uma verdadeira ponte de sintonia entre a consciência individual com a Consciência Universal, para a regeneração total da humanidade neste novo milênio. (Ruy)

Nenhum comentário:

Postar um comentário